Na última semana os noticiários anunciaram amplamente sobre a descoberta do medicamente composto denominado “Fosfoetanolamina Sintética”, responsável pela cura do câncer.
Descoberto pelos pesquisadores da USP de São Carlos, a distribuição do medicamento foi interrompida pela própria universidade através de portaria, sob a justificativa que ainda não possuía a autorização das autoridades para comercialização.
Entretanto, após algumas disputas judicias, o Supremo Tribunal Federal cassou a liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo e passou a permitir a distribuição do medicamento aos pacientes que os solicitarem à USP de São Carlos.
Embora ainda se revista de caráter liminar, correta a decisão do STF porque coloca o direito à saúde e a dignidade da pessoa humana acima das exigências legais para a comercialização do medicamento. A decisão se valeu como prova dos benefícios da substância, os inúmeros relatos dos pacientes que obtiveram a cura do câncer.
A Universidade já se manifestou que cumprirá as liminares e entregará os medicamentos via correio para àqueles pacientes que obtiveram a decisão judicial.
Veja abaixo as reportagens e a decisão do STF e não hesite em nos procurar para eventuais dúvidas:
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=301441